WLTP e RDE: Novos testes para certificação dos consumos, emissões de CO₂ e substâncias poluentes
No dia 1 de setembro de 2017, entrou em vigor o novo procedimento WLTP (Worldwide harmonised Light-duty vehicles Test Procedure - Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), que irá substituir, progressivamente, o protocolo NEDC (New European Driving Cycle - Novo Ciclo de Condução Europeu).
O ciclo NEDC:
O NEDC (New European Driving Cycle) foi o ciclo de condução europeu até agora utilizado para determinação dos níveis de consumo de combustível e de emissões dos veículos ligeiros de passageiros e dos veículos comerciais ligeiros. O primeiro ciclo de condução europeu entrou em vigor em 1970 e referia-se a um percurso urbano. Em 1992, começou a ser considerada também uma fase extraurbana e, a partir de 1997, passou a ser também utilizado para verificação dos consumos e das emissões de CO2. A composição deste ciclo, porém, já não se coaduna com as atuais modalidades de condução nem com as distâncias percorridas nos diversos tipos de estradas. A velocidade média do NEDC é baixa (34 km/h), as acelerações são reduzidas e a velocidade máxima é de apenas 120 km/h.
O procedimento WLTP:
O WLTP utiliza novos ciclos de condução, (WLTC, ou seja, Worldwide harmonised Light-duty vehicles Test Cycles) para medir o consumo de combustível, as emissões de CO2 e as emissões poluentes das viaturas ligeiras de passageiros e dos veículos comerciais ligeiros. O novo protocolo tem como objetivo fornecer aos clientes dados mais realistas, refletindo melhor a utilização quotidiana da viatura.
Comparação WLTP vs NEDC
NEDC
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WLTP
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Duração do ciclo |
20 minutos
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30 minutos
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Distância |
11 km
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23,25 km
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Velocidade máxima |
120 km/h
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131,3 km/h
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Velocidade média |
34 km/h
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46,5 km/h
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Fases de condução |
2 fases
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4 fases mais dinâmicas
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Impacto do equipamento opcional |
Não considerado
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São tomados em conta elementos adicionais (que podem diferir de viatura para viatura)
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Passagens de caixa de velocidades |
Ponto fixo de passagem de caixa
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Diferente ponto de passagem de caixa para cada veículo
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Tempo de paragem |
24 %
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12,5 %
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A transição do NEDC para o WLTP
Até ao fim de 2020, ambos os valores de consumos e emissões de CO2, WLTP e NEDC, estarão presentes nos documentos do veículo. De facto, os valores NEDC serão utilizados para avaliar as emissões médias das viaturas matriculadas na UE até ao final de 2020. Para além disso, alguns países poderão continuar a utilizar tais dados para efeitos de tributação sobre veículos. A partir de 2021, os dados WLTP serão os únicos valores de consumo / emissões de CO2 para todos os veículos. Os veículos usados não serão envolvidos nesta transição e manterão os respetivos valores NEDC certificados.
Os consumos e as emissões dos veículos em estrada
Portanto, continuará ainda a haver uma diferença entre as emissões e os consumos avaliados em laboratório e os resultantes da utilização do veículo no mundo real, dependendo o valor dessa diferença de fatores como o comportamento de condução, a utilização de sistemas de bordo (ex.: ar condicionado), a intensidade do trânsito, as condições meteorológicas, que são características de cada área geográfica, e as de cada condutor.
É por este motivo que somente um teste de laboratório padronizado permite obter valores através dos quais seja possível comparar com equidade veículos e modelos diferentes.
O teste RDE (Real Driving Emissions - Emissões Reais de Condução): Um teste focado na verificação das emissões em estrada.
Para medir as emissões poluentes durante a condução em estrada, os veículos são equipados com sistemas de medição portáteis (PEMS) que efetuam uma monitorização completa em tempo real dos principais poluentes emitidos pelo veículo. Os PEMS são aparelhos complexos que integram analisadores avançados de gases, medidores de fluxo dos gases de escape, estação meteorológica, GPS (Global Positioning System) e uma ligação em rede. Os dados recolhidos são analisados para verificar se as condições de enquadramento da viagem RDE foram satisfeitas e se as emissões se mantêm dentro dos limites previstos pelo regulamento.
Os limites que não devem ser superados são os previstos no teste de laboratório (WLTP) multiplicados por fatores de conformidade. Os fatores de conformidade têm em conta a margem de erro dos instrumentos, que não medem com o mesmo nível de rigor e repetibilidade utilizado no teste em laboratório.
O teste RDE aplica-se desde 1 de Setembro de 2017 aos novos modelos de viaturas e a todas as viaturas matriculadas a partir de 1 de Setembro de 2019 no caso da verificação dos óxidos de azoto (NOx), com fator de conformidade 2,1. Já no caso da verificação do número de partículas emitidas (PN), o fator de conformidade é de 1,5 e aplica-se a todos os veículos matriculados a partir de 1 de Setembro de 2018.
O que se altera para clientes
O novo procedimento WLTP fornecerá um critério mais realista para comparar os valores de consumo e de emissões de CO2 dos diversos modelos de veículos, dado que foi projetado para refletir de modo mais exato o comportamento de condução real e para ter em conta as características técnicas específicas de cada modelo e versão, incluindo o equipamento opcional.
Para garantir clareza e a máxima transparência possível, a FCA fornecerá aos revendedores e aos clientes informações detalhadas sobre os valores de consumo e de emissões de CO2 de cada viatura configurada e sobre os valores mínimos e máximos dos diversos modelos.